domingo, 17 de outubro de 2010


Abiku ser indesejado, Ifá explica.




Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola


Eu sempre digo para as pessoas que tudo vai depender por que  ângulo estamos olhando dizer que um abiku tem dificuldades na vida é verdade, mas quem não tem,eu já atendi algumas pessoas abiku muito bem de vida em todos os sentidos enquanto outros que não tem esse problema vivem um verdadeiro pesadelo.

Em yoruba bi significa (nascer ) e iku significa morrer então estamos falando de pessoas que deveriam  ter morrido  que nasceram para morrer e por alguma razão isso não aconteceu só isso já torna essas pessoas verdadeiros vencedores.

È claro que tudo é muito mais complicado que parece, tal situação requer muito conhecimento por parte do sacerdote que se arvore como conhecedor, ele pode  colocar muitas vidas em risco inclusive a sua, tratar dos espíritos infantis é um misto de conhecimento e coragem ,pois um espírito  de criança sempre pode surpreender .

O culto a o orisa Ibeje (  gêmeos)e o culto ao orisa Egbe orun(família do céu, espiritual)fazem parte de um  conjunto  que quando bem  trabalhado  trás a pessoa abiku uma vida de prazer e alegria.

Falar de algo que não se conhece ou nunca se viveu é um grande erro ,cabe a nós encontra uma forma de divulgar a mais pura verdade sobre esse assunto.

6 Comentários:

Às 20 de maio de 2011 19:10 , Blogger Marta Celestino disse...

Perfeitas colocações. Aqui quem fala é uma abiku, filha de uma abiku. Sempre fui atras de tudo o que quis na vida. Mil percalços mas posso dizer que mil tb foram as vitórias. Um proverbio de Ifá diz que é inutil proteger-se dos infortunios que vem de fora se a mente está descontrolada e produzindo seus proprios infortunios. LUCIDEZ é a palavra chave. Axé!

 
Às 5 de maio de 2012 17:28 , Anonymous Anônimo disse...

Eu sou Abiku, e posso falar com muita segurança que depois que minha Mãe de Santo fez o trabalho de Abiku minha vida mudou da noite para o Dia, sou filho de Abiku e Pai de Abiku, infelizmente demorei para fazer todos os trabalhos necessarios para me livrar da influencia ruim das entidades Abikus, mas hoje graças a minha Mãe de Santo ganhei uma nova vida...Assim como meu Pai e meu filho.
Caso vc tenha um filho prematuro e depois do nascimento dele vc perder emprego ou tiver muitas brigas com seu conjuge e seu filho for muito ativo ou teimoso procure um Pai ou uma Mãe de Santo Yorubá mas que seja realmente Yorubá, pois a sua situação poderá piorar muito se a pessoa não souber o que esta fazendo, pode por em risco a vida de todos os envolvidos .... Eu sigo o Yorubá a mais de 20 anos, e sou muito feliz ....

 
Às 18 de junho de 2012 22:32 , Blogger eukarislewis disse...

Também sou abiku... recentemente me falaram; tudo fez sentido, mas no momento acho que já deveria ter morrido.

 
Às 2 de janeiro de 2013 06:39 , Anonymous Anônimo disse...

Sou abukú...e tenho muitas duvidas sobre cargos anos de santo que posso ter...tenho lido bastante e posso ver que cada nação trata o seu Abikú de forma diferente, nasci dentro do rónco e assim que nasci minha mãe viro e fui entregue a Oyá de minha foi nos braços de Yansã que eu dei o meu primeiro ar de vida....nasci com as curas nos pés e tenho elas até hj, agora estou correndo para dar minha obrigação, não vou raspa, tambem não sei se vou receber meus anos de santo que seriam no caso 23 anos, não faço questão de nada só quero fazer com amor e de coração as responsabilidades vem depois sou tratada de forma normal no Ilê...Mais pra mim é ainda muito confuso esse negocio de Abikú e Abiaxé busco a diferença dos dois pra poder saber se sou realmente umas dessas duas coisas....tive proximo da morte pro varias vezes....muitas mesmo aos 7 anos, aos 9 anos, aos 13 anos, aos 17 anos e a ultima foi agora a pouco tempo com 21 anos quando dei a luz ao meu filho e fiquei em coma por 9 dias e os medicos disseram ao meu marido que ele podia pedir auxilio funerario pois eu não passava daquela noite...rs msma noite em que eu acordei...Bom se alguem puder me falar um pouco de esperiencias nunca conheci outro Abikú ou Abiaxé, a não ser pelas redes mais nunca sei realmente a verdade....Sou filha de Oyá confirmada por 24 buzios diferentes de 24 Zeladores e zeladoras diferentes...Alguem ai pode me ajuda!!!!!!! a Benção pra quem é de benção, Calofé pra quem é de calofé, Mukuiu pra quem é de mukuiu, Motumbá pra quem é de mutumba!!!!!

 
Às 2 de junho de 2013 08:39 , Blogger aline rodrigues da silva disse...

Motumbá a todos...Eu fui informada pelo meu pai de santo que seria abiku,e perguntei,pai mas oque é isso ,ele me disse,minha filha vc nasceu pronta,disse que eu não precisaria raspar o santo e coisa tal,mas confesso que até hoje estou confusa sobre isso,sou nova na religião e quero saber mais sobre isso tudo,tomei Bori ja tem uns 2 anos e apos isto,nada é dito pra mim no ile confesso que estou perdida,fiquei sabendo por uma tia minha,que minha mae fez de tudo pra me tirar enquanto feto,confesso que ja sofri muito nessa vida,assim como muitas pessoas,mas depressoes fortes e um grande anseio de morrer quando era mais nova,achava que eu não pertencia a este mundo,e n conseguia entender o porque daquelas sensaçoes,n sei se faz sentido mas juntei um link n outro me ajudem !! aline

 
Às 2 de junho de 2013 10:41 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

Aboru aboye, Aline, existe uma confusão grande de abiase quando o parto é feito dentro do asé da casa de orisá, abiku é bem diferente, tem que fazer várias iniciações. Ire o

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial