sábado, 28 de janeiro de 2012


Mitos, ritos e Orunmila lll


Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

21-É necessário ser feito para Orisa para ser iniciado no culto de Iya mi?
Na verdade existe só uma indicação forma para  ser iniciado em Iya mi, Ifá é quem  indica essa iniciação.
Normalmente isso acontece quando aparece na consulta a Ifá um determinado odu.

22-Todo mundo pode ser inciado no culto de iya mi?
Como expliquei na pergunta anterior, não é toda pessoa que pode ser iniciada no culto a Iya mi, tanto homens como mulheres necessitam indicação de Ifá para essa iniciação.

23-Existe qualidade de orisa?
Não existe qualidade de orisa, ou caminho de Orisa;no Brasil se usa muito essa expressão, mas na verdade toda Osun é uma só, o rio Osun em Osogbo é um só, existe sim várias denominações para o mesmo Orisa.

24-Como fico sabendo se preciso ser feita para o Orisa?
Somente existe uma maneira de saber se você precisa ou não ser feita ou iniciada para um Orisa,em uma consulta a Ifa ou através do merindilogun.

25-Preciso esperar sete anos para jogar os búzios?
Essa pratica foi inventada em alguns lugares do Brasil,em nenhum outro lugar do mundo existe isso;na religião tradicional o (jogo de búzios) Merindilogun é preparado no exato momento da feitura do Orisa.
 Deve existir sim a autorização para atendimento, se a pessoa não estiver preparada para isso, o jogo deve ser usado para um contato pessoal do iniciado com seu Orisa.
A autorização para atender outras pessoas varia de pessoa para pessoa, eu mesmo conheço pessoas com mais de trinta anos de feito que não sabe jogar.

26- Quantos anos são necessários para abrir uma casa de culto afro?
Cada pessoa é uma história diferente, existem pessoas que nunca poderão abrir uma casa porque não nasceram para isso.
A dedicação e o conhecimento devem servir de base para essa autorização acontecer.  

27- Dentro do barracão é verdade que os abikus tem apenas que ser confirmado no santo e não raspados?
Na verdade,isso é só mais um mito que existe,muitas pessoas que nasceram abiku e foram raspados,continuam suas vidas normalmente.
As pessoas abikus podem ser feitas,iniciadas e confirmadas,tudo depende da indicação de ifá.

28- Iya mi só poder ser cultuada por filhas de Osun?
Não existe isso como eu já expliquei,todas as pessoas pode cultuar as Iya mi,isso sim depende de uma indicação de ifá,a pessoa sendo feito de Osun ou de Obatalá não faz diferença.


29-Como possa saber se sou abiku?
Somente através de uma consulta a Ifa,ou Merindilogun.

30-O que fazer se fui feita no Orisa errado?
Não existe uma maneira de consertar isso fazendo outro Orisa na verdade tudo isso é bem mais simples que parece, constatado o erro a principal atitude é tratar os dois Orisas em igualdade, o (orisá) que deveria ter sido feito e o outro (orisá) que foi feito, devem ser cultuados de forma bem semelhante.
É claro que existem  algumas particularidades para manter isso tudo em harmonia. 

11 Comentários:

Às 29 de janeiro de 2012 15:10 , Anonymous Anônimo disse...

Adorei a matéria! São dúvidas que frequentemente temos e poucos são capazes de nos esclarecer e saneá-las.
Espero, ansiosamente, pelo próximo!
Um beijo no seu coração! Axé.(Alê Bianchi)

 
Às 30 de janeiro de 2012 07:35 , Anonymous Flávio Ty Osala disse...

Existem diferenças entre o culto tradicional Yoruba e o Candomblé, logo um sacerdote de uma religião não está autorizado a interferir na tradição a que não segue.

Logo, um sacerdote de Ifá não pode dizer o que é correto ou não dentro do Candomblé.

Candomblé tem regras próprias e tradição própria, que devem ser seguidas, como por exemplo, aguardar a obrigação de sete anos para poder jogar búzios,mulheres para cultuar Iya My Osoronga, raspar ou não abikus, cultuar ou não qualidades de santo.

Ifá dá conhecimento aos seus adeptos, e autoridade dentro de seu próprio culto, não no culto alheio!

Ase!

Flávio ty Osala

 
Às 30 de janeiro de 2012 17:00 , Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre Onira! Como se "assentar" Em barro, louça? Cobre? Dourado? Enfim quem seria Onira? Ou Oyá Onira? ou Iansã onira?

 
Às 31 de janeiro de 2012 10:15 , Anonymous Bàbàláwo Ifágbaíyin disse...

ABORU ABOYE ABOSISE

NESSE TEXTO FIZ QUESTÃO DE RESPONDER AS PERGUNTAS CONFORME FORAM ESCRITAS SEGUINDO A SEQUENCIA COM QUE FORAM FORMULADAS:

SOMOS TODOS DA MESMA RELIGIÃO, O CANDOMBLE É PARTE DA RELIGIÃO TRADICIONAL YORUBA, É OBRIGAÇÃO DE TODO SACERDOTE LEVAR PARA SEUS FILHOS A INFORMAÇÃO CORRETA, DIRETA DA FONTE PRINCIPAL .
UM SACERDOTE DE IFÁ TAMBÉM PERTENCE AO CULTO DE ORISA, ORUNMILA É UM ORISA; SOU DA FAMILIA DO GANTOIS, E CONHEÇO BEM O CANDOMBLÉ, E NO MUNDO TODO AS PESSOAS QUE CULTUAM ORISA SEGUEM A RAIZ,
DO POVO YORUBA.
FALAMOS YORUBA, CULTUAMOS ORISAS, DIVINDADES YORUBAS, E TEMOS A OBRIGAÇÃO DE APRENDER A TEOLOGIA YORUBA ASSIM COMO SUA FILOSOFIA.

AS PESSOAS POR NÃO CONHECEREM A FILOSOFIA, NÃO ENTENDEM A NATUREZA RELIGIOSA EM QUESTÃO.
FALAMOS A LÍNGUA, SERVIMOS AS COMIDAS DAS DIVINDADES YORUBAS.
PORQUE CRIAR ILHAS COM SEITAS? E NÃO SEGUIR UMA RELIGIÃO QUE TEM SUAS RAIZES NA ORALIDADE E NA ESCRITAS DOS VERSOS DE IFÁ, DENTRO DOS VERSOS DE IFÁ VOCÊ IRAI ENCONTRAR TUDO, DESDE A PREPARAÇÃO DE UMA COMIDA ATÉ REGRAS DE COMPORTAMENTOS,ASSIM VOCÊ PODERÁ ENTENDER O TODO.

 
Às 31 de janeiro de 2012 10:15 , Anonymous Bàbàláwo Ifágbaíyin disse...

CADA PESSOA, DEVE PRATICAR O QUE ACREDITA, SE ELA SE SENTE BEM COM UMA ROUPA QUE LHE CAI BEM, ELA ESTÁ FELIZ, PORTANTO, A RELIGIÃO SEJA ELA QUAL FOR, É A QUE MELHOR TE VESTE E VOCÊ DEVE PRATICAR.

TODOS TEM UM ENTENDIMENTO E UMA CAPACIDADE QUE DIFERE UMA DAS OUTRAS, SEGUNDO OS DIZERES DE DONA ESTELA IYALORISA DO ILE OPON AFONJA, “MEU TEMPO É AGORA” TEM PESSOAS COM TRINTA ANOS DE FEITURA QUE NUNCA PODERÃO JOGAR UM BOM BÚZIO PORQUE NÃO NASCERAM PARA TAL PROPÓSITO POR OUTRO LADO, HÁ QUEM, EM ALGUNS MESES FAZEM ISSO COM PERFEIÇÃO.
DEFINIR O TEMPO DE APRENDIZAGEM COMO UMA REGRA QUE A TODOS SE APLICA, É ACREDITAR QUE TODO ORI É IGUAL,É CAIR NO MESMO ERRO QUE TEM ACONTECIDO ATÉ O PRESENTE,OFERECENDO PEIXE A TODAS CABEÇAS, CADA ORI TEM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E CADA INDIVIDÚO TEM O SEU PRÓPRIO TEMPO PARA APRENDER, ASSIM, COMO CADA ORI PEDE UM ALIMENTO EXPECIFICO.

SE OBSERVAR COM CALMA, AS MÁSCARAS E ALGUMAS ROUPAS USADAS EM CELEBRAÇÕES FEITAS PARA IYA MI, IRA OBSERVAR QUE É UM HOMEM QUE ESTÁ PARTICIPANDO DAS FESTIVIDADES.
O CULTO A IYA MI É UM CULTO DE FECUNDIDADE.
COMO UMA MULHER PODE TER FILHOS SEM PARTICIPAÇÃO MASCULINA?

 
Às 31 de janeiro de 2012 10:18 , Anonymous Bàbàláwo Ifágbaíyin disse...

PARA ENTENDER O QUE É UM ABIKU TEM QUE SER UM ABIKU,TEM QUE SER INICIADO NO CULTO DE EGBE ORUN E ACREDITAR QUE TUDO TEM SOLUÇÃO. CONHEÇO UM ABIKU COM OITENTA E UM ANOS, COM A CASA CHEIA DE GENTE E MUITO FELIZ, COM UM DETALHE, ELE FOI RASPADO.

OS ORISA DEPENDENDO DO LUGAR DE CULTO MUDA O NOME, É SÓ ISSO QUE MUDA,NÃO EXISTE QUALIDADE E SIM NOMES DIFERENTES.
ORISA É VERDADE. NÃO CRIATIVIDADE, O QUE EXISTE ENTRE NÓS É A GANÂNCIA PELO DINHEIRO É A ESTUPIDEZ. INVENTAM DE COLOCAR UMA NOVA FERRAMENTA E CRIAR UMA QUALIDADE QUE SÓ ELE SABE O FUNDAMENTO, CRIANDO ASSIM, UMA VALORIZAÇÃO PELO SEU SABER INVENTADO.

BABALAWO É O MAIOR CARGO QUE EXISTE DENTRO DO CULTO DE ORISA, IFÁ DÁ CONHECIMENTO PARA QUEM SEJA MERECEDOR.
PARA COMPREENDER,DEVEMOS PRATICAR A RELIGIÃO, QUANDO DAMOS COMIDA A IFÁ, DAMOS COMIDA A SEU, A OGUM, A OSUN E OUTROS ORISAS, ISSO É CULTO ÀS DIVINDADES.

EM NOSSO PAÍS, SE NEGA A ACEITAR UMA REALIDADE QUE É INSUBSTITUÍVEL.
SE UM JUDEU, UM CATÓLICO,UM ISLÃMICO QUER APRENDER SUA RELIGIÃO BUSCA OS FUNDAMENTOS DE SUA TEOLOGIA.
NO BRASIL QUANDO ALGUEM QUER SABER O FUNDAMENTO DE NOSSA RELIGIÃO BUSCA NA BAHIA,NO FOLCLORE OU COMPRA UM LIVRO NA BANCA DA ESQUINA.

 
Às 31 de janeiro de 2012 10:18 , Anonymous Bàbàláwo Ifágbaíyin disse...

NÃO TENHO NADA CONTRA O POVO DA BAHIA MINHA MÃE É BAHIANA, VOCÊ VAI CONCORDAR COMIGO QUE UM BAHIANO NÃO SABE MAIS YORUBA QUE UMA PESSOA QUE NASCEU E FOI CRIADO EM TERRAS NIGERIANAS, CULTUANDO ORISAS GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO, DURANTE CENTENAS DE ANOS.

FLAVIO! AGRADEÇO O COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO QUE POSTEI, ACREDITO QUE TROCANDO INFORMAÇÕES,FOI PRAZEROSO LER OS SEUS COMENTÁRIOS.
UNIDOS PODEREMOS RECONSTRUIR A NOSSA IDENTIDADE CULTURAL.
COMO DIZIA O PROFESSOR AGENOR MIRANDA”O POVO AINDA NÃO SE LIBERTOU DO SINCRETISMO DO NEOCOLONIALISMO”.
HÁ MUITO AINDA QUE APRENDER SOBRE A VERDADEIRA RELIGIÃO TRADICIONAL YORUBA.

É LAMENTAVEL QUE TODA INFORMAÇÃO QUE BUSCAMOS PARA COMPLETAR AS LACUNAS DEIXADAS AO LONGO DA HISTÓRIA,TENHAM SIDO PREENCHIDAS POR INVENÇÕES DOGMÁTICAS DE OUTRAS RELIGIÕES.


Ifa gbe wa, o

Bablawo Ifagbaiyin Agboola

 
Às 31 de janeiro de 2012 18:50 , Anonymous Emanoel disse...

Olá, boa noite! Meu nome é Emanoel, moro no Rio de JAneiro. Ainda sou abian e estou cansado desse folclore que existe aqui no Rio. O senhor sabe de algum axé, com o mesmo pensamento, para qeu eu possa conhecer? Desde já obrigado pela atenção!

 
Às 1 de fevereiro de 2012 09:16 , Anonymous Maria Rosa Cigana disse...

Adorei sua postagem desmistificando mitos mas com clareza e informação. Mojuba e Asé!Monatolacy.

 
Às 5 de fevereiro de 2012 05:45 , Anonymous manuel luchines disse...

adorei muito linda a postagens

 
Às 24 de outubro de 2012 11:03 , Anonymous ILÉ ASÉ AGONJÚ OBA INÁ disse...

Bàbá, aqui onde o senhor diz: "...DENTRO DOS VERSOS DE IFÁ VOCÊ IRAI ENCONTRAR TUDO, DESDE A PREPARAÇÃO DE UMA COMIDA ATÉ REGRAS DE COMPORTAMENTOS,ASSIM VOCÊ PODERÁ ENTENDER O TODO".

Onde conseguimos encontrar estes "versos" de Ifá? Pois hoje, muita coisa está na web, mas de forma alguma se pode confiar em tudo o que se lê on-line, a não ser que se tenha fontes confiáveis, então por isso lhe pergunto.

Adúpé!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial