terça-feira, 15 de maio de 2012

Parte superior do formulário
Ifá diz em Obara Òkànràn





Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola  
     
Egungun falou! 

Há uma herança ancestral na casa desta pessoa. Ifa envia-lo para não permitir que a cultura não morra.

­­- Relativamente a esta pessoa está olhando são os mesmos valores tradicionais que têm sido abandonadas em que deve andar e investigar para não se preocupar com isso novamente no futuro.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi convidado para realizar tal que seu sacrifício não morreria antigo monumento.
Como é que este monumento não morreria?
Ele foi convidado a realizar o sacrifício
Eles disseram que quando se fica velho e mais velhos
ele subiria para atender seus antepassados.


São os mesmos pais que foram inicialmente, conhecidos, que se faria.
Sem ir para sua família.
ele enviou de volta.

Ele foi convidado a realizar o sacrifício.
Ele deve observar a prática de seus pais, e que tenha seguido, desde a criação.

A mascara estão na casa de Olóbà (egungun).
Todas as divindades pertencentes à casa de Olóbà,
todos os pais são reverenciados na casa de Olóbà.


Eles o aconselharam a não permitir a prática de morrer.
Eles fizeram o sacrifício.
Suas coisas foram bem sucedidos.
Vida e afins.

Ele estava dançando, em seguida, e foi alegria
Ele estava elogiando seu babalawo
Sua babalawo estava elogiando Ifa
Ele disse que era exactamente como o seu babalawo tinha dito.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
Adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi avisado para fazer o sacrifício
Ele foi convidado a realizar o sacrifício para que o seu antigo monumento não morreria.

Todos ouviram do sacrifício e eles fazem.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
As máscaras na casa de Olóbà(egungun).
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Divindades da casa de Olóbà.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Todos hereditária importante na Olóbà casa.

Por favor, não deixá-lo morrer!!!  EGUNGUN...
 Ayo Salami

5 Comentários:

Às 16 de maio de 2012 12:59 , Anonymous Anônimo disse...

ta muito a desposicao dos outros essas fotos ... aqui e brasil chefe nao africa ......

 
Às 16 de maio de 2012 16:16 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

Hoje recebi uma ameaça de uma pessoa que se diz Oje, em nosso blog!
Parece que o Oje é uma pessoa tímida, ele se esqueceu de colocar o seu email , e apenas se identificou como anônimo, é lamentável, mas mesmo assim vou responder, para esse senhor.
Em primeiro lugar quando eu criei esse blog foi com a intenção de contribuir com as pessoas iniciadas trocando informações, e tentando esclarecer algumas dúvidas referente a o culto de Orisa na Religião tradicional Yoruba.
Então nada mais justo que mostrar como se realiza os cultos de ifá, Orisa e Egungun na Nigéria (em território yoruba),não estou aqui comparando culturas diferentes, e sim mostrando as alterações que aconteceram com o passar do tempo; fazendo assim uma reflexão sobre tudo que foi perdido durante todos esses anos, mas também louvando tudo aquilo que foi conservado com tantas dificuldades por nossos antepassados.

 
Às 16 de maio de 2012 16:17 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

Com o passar do tempo descobrimos que existe um grupo de pessoas que preferem agir com indiferença, colocando a cabeça dentro de um buraco e torcendo o nariz para a realidade.
Gostaria muito e entender essa gente que em nome de um segredo, criam mentiras e ilusões, passando assim com o tempo uma conotação de verdade, creditando indiretamente a suas próprias palavras o teor e confiabilidade, fazendo o jogo do deixa assim para ver como vai ficar. As informações por nós divulgadas parecem fantasmas que tiram o sono dos acomodados com a ignorância, e dos que temem a reciclagem do tempo e o saber do novo e dos que lutam cegamente para esconder a desinformação mascarada de algo sagrado que não pode ser divulgado.
Como todos sabem tenho endereço certo e conhecido, nome e telefone, raiz e identidade, não sou homem que fica no anonimato criticando sendo assim sempre coloco a minha posição de maneira bem clara, me expondo e assumindo as minhas responsabilidades.
Por uma dessas razões que somente ifá pode explicar, hoje estou comemorando vinte e um anos de iniciação no culto de Egungun,e é com prazer que digo chegou a hora do saber, aqueles que querem manter a sua própria verdade terminaram sozinhos sem reconhecimento dos seus próprios antepassados, e jamais poderão ser louvados por seus descendentes.
Em respeito a todos que acompanham esse blog não publiquei as ameaças, acredito que determinadas palavras não devem ser usadas por aqueles que se dizem sacerdotes.
Wúre Baba.

 
Às 16 de maio de 2012 21:10 , Blogger Awo Fa Kan Ogbe Ate ny Orunmilá atí Màrìwò disse...

Iború Iboia Ibosese .

Saudações cordiais ao Bàbáláwò , responsável pelo fórun , assim como a todos os leitores e adéptos de nossa rica religião .

Emí Awo Fá kan ní Orunmilá atí Àwò Ojé Ègùngùn . Fui confirmado no Brasil através do culto de Diáspora e hoje busco devidas informações no Culto Tradicional .

A primeira coisa que aprendi em minha caminhada junto aos verdadeiros Ojés mais velhos é de que Dois Ekós jamais devem brigar dentro do mesmo saco ...

Se um irmão meu de Culto a Egungun lhe ofendeu de alguma forma , peço eu as devidas desculpas por ele , pois acredito que o senhor Bàbáláwò responsável por este fórun saiba que o culto Egungun de Diaspora se perdeu muitos dos devidos fundamentos de como e por que de se cultuar aos Ancestrais Ilustres . Então assim sendo , aqui fazemos de um jeito , quando na verdade o Tradicional é bem simples , mas também sem a quebra do Awo e com o mesmo significado ...

Um fraterno Abraço .

Egungun ti Ko Ire fun wá .

Iborúuuu.

Não tenho conta aqui , por isso estará como anonimo mas , meu perfil no orkut é Awo Fa Kan Ogbe Ate ny Orunmilá atí Màrìwò

 
Às 9 de janeiro de 2013 23:01 , Blogger Jamerson ferreira de lima disse...

realmente hoje a mais mercenarios que sacerdotes infelizmente e a pura verdade no brazil oque esta havendo nada mas e que um comercio com direito a diploma e tudo que são vendidos por preços hesorbtantes de 5 a 20 mil dolares e quando alguem fala a verdade e desmitifica este cartel que eziste entre eles ai comersa a sofrer ameaças para não desmascarar esse bando de farsante que se diz sacerdote de ifá pois sacerdotes de ifá não devem estipular valores para fazer ifá prara uma pessoa.odabo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial