terça-feira, 6 de outubro de 2015

A escolhida de Ifá.


Autor: Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboola.

Através do projeto Ifá é para todos, buscamos facilitar o aceso a religião tradicional yoruba, é com grande prazer que apresentamos a primeira criança do nosso projeto que foi escolhida para estudar ifá na Nigéria, parabéns Ifajare Ajobi Agboola.

Todas as despesas serão da responsabilidade do Egbe Ifá Agboola.

Por uma questão histórica o Brasil não tem o número de sacerdotes de ifá ideal para à orientação e divulgação do culto a Òrúnmìlà, o projeto propõe facilitar as iniciações das crianças com indicação de ifá para itefa buscando a solução para essa questão, na tentativa de que em um futuro tentamos o culto a Òrúnmìlà fortalecido em nosso país.

O que é ifá: É um oraculo usado na religião tradicional yoruba, ligado ao culto do Òrìșà Òrúnmìlà.
O que é isefa: Pré-iniciação, orientação momentânea, não é considerada iniciação, no isefa não raspa a cabeça.

O que é itefa: Iniciação em ifá buscando orientar o iniciado alinhando o individuo com o seu destino, nesse ritual raspa a cabeça do iniciado.

O que é itelodu: É a iniciação do sacerdote de ifá, as pessoas submetidas ao itelodu dependendo da sua dedicação podem se tornar bons Bàbàláwos.

A capacitação de um Bàbàláwo leva muitos anos, a pessoa submetida ao itelodu não tem uma autorização imediata para consultar ikin e opele.

O que é opele e ikins: O opele assim como o ikin são formas diferentes de consultar ifá.

O que Iyanifa: É uma sacerdotisa de ifá que depois de vários anos de estudo poderá ou não ser autoriza a consultar opele e ikin.

O que é awo ifá: É uma denominação comumente usada para identificar qualquer pessoa submetida ao itefa, inclusive babalorisas.

Babalorisa submetido ao itefa incorpora?

Sim, o babalorisa incorpora mesmo sendo um awo ifá.

Bàbàláwo incorpora: No território yoruba é impossível um Bàbàláwo incorporar.

O que é omo ifá: Denominação comumente usada para as pessoas submetidas ao isefa.

Desde outubro de 2009 nos foi permitido escrever sobre religião na internet, os esclarecimentos abaixo fazem parte das orientações divulgadas por nós.






0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial