segunda-feira, 11 de junho de 2012


IFÁ,  UNESCO-ONU



 Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola


O Òpelè-Ifá  é um colar aberto composto de um fio trançado de palha-da-costa ou fio de
algodão, que tem pendentes oito metades de fava de opele, é um instrumento divinatório dos tradicionais sacerdotes de Ifá.
Existem outros modelos mais modernos de Opele-Ifá, feitos com correntes de metal .
O jogo de Opele-Ifá é o mais praticado por ser a forma mais rápida, pois a pessoa não necessita perguntar em voz alta, o que permite o resguardo de sua privacidade, também de uso exclusivo dos Babalawos, com um único lançamento do rosário divinatório aparecem 2 figuras que possuem um lado côncavo e outro convexo, que combinadas, formam o Odú.

Consulta com Ikins

O Jogo de Ikin é utilizado em cerimônias relevantes de forma obrigatória, ou igualmente de modo usual, vai de cada Babalawo o seu uso, sendo uso restrito e exclusivo dos mesmos babalawo. O jogo compõe-se de 16 nozes de um tipo especial de dendezeiro Ikin, são manipuladas pelo babalawo com a finalidade de se configurar o signo do Odú a ser interpretado e transmitido ao consulente. São colocados na palma da mão esquerda, e com a mão direita rapidamente o babalawo tenta retirá-los de uma vez com um tapa na mão oposta, no intuito de se obter um número par ou ímpar de ikins em sua mão. Caso não sobre nenhum ikin na mão esquerda, a jogada é nula e deve ser repetida. Ao restar um número par ou ímpar de ikins em sua mão, se fará dois ou um traço da composição do signo do odu que será revelado polo sistema oracular. A determinação do Odú é a quantidade de Ikin que sobrou na mão esquerda. O mesmo será transcrito para o Opon Ifá sobre o pó do Iyerossún que deve ser riscado sobre o Iyerossún que está espalhado no Opon-Ifa, para um risco usa o dedo médio da mão direita e para dois riscos usa dois dedos o anular e o médio da mão direita. Deverá repetir a operação quantas vezes forem necessárias até obter duas colunas paralelas riscadas da direita para a esquerda com quatro sinais, formando assim a configuração do signo de Odu.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

4 Comentários:

Às 11 de junho de 2012 20:28 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

Obras Maestras
del Patrimonio
Oral e Inmaterial
de la Humanidad
Proclamaciones 2001, 2003 y 2005

El sistema de adivinación Ifa, que recurre a un gran corpus de
textos y de fórmulas matemáticas, se practica en las comunidades yorubas y en la diáspora africana de las Américas y el
Caribe. La palabra Ifa se refiere al personaje místico Ifa u
Orunmila, que los yorubas consideran como la divinidad de
la sabiduría y del desarrollo intelectual.
En contraste con otras formas de adivinación de la región
que recurren a un medium, la adivinación Ifa no depende de
los poderes proféticos de una persona, sino de un sistema de
signos que son interpretados por un adivino, el sacerdote Ifa
o babalawo, literalmente “el padre del sacerdote”. Se aplica el
sistema de adivinación Ifa cada vez que se ha de tomar una
decisión individual o colectiva importante.
El corpus literario Ifa, llamado odu, consta de 256 partes
subdivididas en versos llamados ese, cuyo número exacto es
desconocido porque están en constante aumento (hay alrededor de 800 ese por odu). Cada uno de los 256 odu tiene

 
Às 11 de junho de 2012 20:29 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

su firma adivinatoria específica, que es determinada por el
babalawo, quien utiliza nueces de palma sagradas y una cadena
de adivinación. Los ese, considerados como la parte más
importante de la adivinación Ifa, son cantados por los sacerdotes en un lenguaje poético. Estos versos reflejan la historia,
la lengua, las creencias, la cosmovisión de los yorubas y
también las cuestiones sociales contemporáneas. El conocimiento del Ifa se ha preservado dentro de las comunidades
yorubas y se ha transmitido entre los sacerdotes Ifa.
Bajo la influencia colonial y las presiones religiosas, las creencias
y prácticas tradicionales fueron objeto de una grave discriminación. Los sacerdotes Ifa, la mayoría de los cuales son ya
ancianos, sólo disponen de medios muy modestos para
mantener la tradición, transmitir su conocimiento complejo y
formar a los que han de sucederles. Por consiguiente, la
juventud y la población yoruba están perdiendo interés en
practicar y consultar el sistema de adivinación Ifa, desinterés
que va acompañado de una intolerancia cada vez mayor
hacia los sistemas tradicionales de adivinación en general.

 
Às 11 de junho de 2012 20:34 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001473/147344S.pdf
A UNESCO, o braço das nações unidas, o Culto de Ifá foi declarado como instrução cultural e científica de grande parte da herança oral e intangível da humanidade, na Conferência Mundial de 2005. Proclamado em 2006.

 
Às 11 de junho de 2012 20:37 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

O Orixá Orumilá é também chamado de Ifá, ou Orunmila-Ifa e também é denominado frequentemente Agbonniregun ("Aquele que é mais eficaz do que qualquer remédio"). Em caso de dúvida Ifá é consultado pelas pessoas que precisam de uma decisão, que queiram saber sobre casamentos, viagens, negócios importantes, doenças, ou por motivo religioso.
Para os yorubas o sacerdote é o babalawo e entre os Fons e Ewes recebe a designação de bokonon, e o sistema de adivinhação é o mesmo. O babalawo (pai do segredo) recebe as indicações para as respostas através dos signos (odù) de Ifá.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

 

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