segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Não existe òrìsà Irókò.



Autor: Olúwo Ifagbaiyin Agboola

Durante o processo que contribuiu com a vinda dos òrìsàs para o Brasil, por várias razões muito se perdeu.
A necessidade de esclarecer sobre alguns òrìsàs o público em geral nos obriga a assumir uma postura não de dono da verdade, mas de alguém que sustenta uma discussão sadia como benefício para o culto de òrìsà no Brasil.

Irókò na religião tradicional Yorùbá é uma arvore, (Chlorophora excelsa), a confusão se criou por conta de alguns mistérios envolvendo as divindades que são cultuadas entre as raízes da mesma, o fato de também ser habitada por espíritos àbíkú, complicou mais ainda os esclarecimentos sobre o verdadeiro culto ao òrìsàs Oluwere.

Oluwere é uma divindade que deve ser cultuado buscando vida longa, esse òrìsà contribui para melhorias na saúde, assim como afasta as energias negativas possibilitando uma melhor qualidade de vida.

O òrìsà Oluwere, pode ser cultuado também em outras arvores, a dificuldade maior é encontrar o local de culto adequado, mas algumas arvores centenárias podem ser usadas no culto a esse òrìsà, o Baobá, (Adansônia digitada), é um exemplo.

Irókò Ikú ko
Bere Ikú ko...

Irókò afasta a morte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...