Autor: Olúwo Ifagbaiyin Agboola
Nos últimos anos tenho atendido vários Bábálòrìşàs com
problemas relativos a falta de cliente, em quase todas as casas encontro
assentamentos que infelizmente estão muito longe da sua origem, o caso de Onã é
um desses.
No Brasil se conhece Onã como sendo um epiteto de exu na
verdade Onã em nada tem a ver com exu, ele é um orixá que cultuamos como
intermediário na oferta de ẹbợ, etutu, a ifá, orixá, Egúngún e ìyá mi, Onã é
uma divindade que cultuamos como forma de buscar um aspecto positivo para o
nosso destino ou para o destino de nossa casa.
No assentamento de Onã usamos muitas folhas, divulgarei aqui
duas, ewe mesin mesin e ewe Ajé, vai também muito dinheiro, dendê, atare, obi e
orogbo, diferente do assentamento de exu, que deve ser preparado com yangui.
O culto a Onã é feito do lado de fora da porta do Ilé ase,
normalmente é aberto um pequeno buraco no chão.
Esse culto é muito simples, mas de grande fundamento, como o
culto de outras divindades que também são bastante divulgadas, porem com
informações confusas e destorcidas.
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