domingo, 17 de outubro de 2010

Iya mi Osoronga, bruxas, ignorância, e o Ifá.





Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola


Eu sempre digo que sou uma pessoa calma ,mas diante de tantas asneiras sendo ditas sobre Iya mi na internet,minha paciência desapareceu,chamar a mãe da terra de bruxa, é no mínimo desinformação ,Iya (mãe)mi(minha) minha mãe não é bruxa ,e eu entendo o motivo da afirmação é claro que é falta de cultura,mas não concordo com a falta de informação nos dias de hoje, pois nunca na história da humanidade foi tão fácil se informar.

Dizer q Iya mi é um culto só de mulheres é mais um absurdo, o que dizer dos Osos?

Eu já ouvi de tudo até que Iya mi é cultuada para maldade,eu só  posso dizer que tudo isso é loucura ,a função de iya mi na filosofia yoruba, é a coordenação dos Ajoguns,Iku a morte,arun  a doença,ofo o prejuízo ou perda,e outras dificuldades que o homem encontra em sua existência,a liberação dos ajoguns ou não esta ligada a uma série de fatores,assim como  o próprio destino que conforme a cultura religiosa yoruba em parte é escolhido por nós mesmos.

Diante de tais informações,erradamente divulgada eu tenho a dizer que se você quiser agradar seus antepassados femininos e buscar uma existência em harmonia com  passado e o presente eo futuro certamente deve cultuar Iya mi.

A essência jamais deve ser esquecida  não existe figura mais respeitada  para os yorubas que a mãe ,é muito difícil aceitar que a mais importante das divindades se tornou uma bruxa no nosso país essa que representa todas as mães inclusive a mãe terra deve ser respeitada em todos momentos.
O culto a Iya mi faz parte da historia da humanidade e não é um grupo de desinformados que vai mudar a cultura trazida para o Brasil por nossos antepassados.

5 Comentários:

Às 7 de dezembro de 2010 13:34 , Anonymous Anônimo disse...

ESTA CERTO PESSOAS DESENFORMADAS E NÃO PROCURAM SE ENFORMAR SÃO QUEM DIS QUE IYAMIM SÃO BRUCHAS
QUE HOMEM NÃO CULTUA APARTIR DO MOMENTO QUE FOI DADO UM NÓME PARA ELA ODÚN IYAMIM OS OMENS PASSARAM A FASER PARTE DO CULTU MAS HOJE O SEU CULTU ESTA CHEGANDO NO BRASIL E AS PESSOAS ESTÃO TOMANDO MAIS CONHECIMENTOS O CULTO A IYAMIM MÃE ANCESTRAL MUITO ENPORTANTE NA CULTURA
ASÉ BÁBÁ SUAS COLOCACÕES SÃO DE MUITA INPORTANCIA PARABENS

 
Às 23 de fevereiro de 2012 15:27 , Anonymous julia disse...

Olá meu nome é júlia, estou pesquisando muito sobre iyami, em grande parte das informações diz sim que o culto da iyami tornace cultos de bruxas, se poder me explicar melhor ou me passar informações exatas do assunto me ajudaria muito meu email é juh_carolinedemarche@hotmail.com estou entrando ao culto agora e gostaria de ser bem informada para poder o melhor de min .

 
Às 20 de janeiro de 2013 03:06 , Blogger jean kareka disse...

Bom dia, Baba! Uma grande dúvida! Dizem que somente mulheres podem cultuá-las, porém, um homem pode assentá-las?
Mo juba jeankareka@hotmail.com Taubate sp

 
Às 2 de março de 2013 06:06 , Blogger C.Ivan Sigoli disse...

Baba uma pergunta, existe assentamento das Yas Mim?

 
Às 3 de março de 2013 07:46 , Blogger Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà disse...

Aboru aboye C.Ivan Sigolito Sim existe assentamento de Iya mi,a pessoa que é iniciado no primeiro imule recebe o assentamento.
Um grande abraço.
Ire,o

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial