quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tudo que foi perdido ou esquecido,Ifá explica.




Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola


Durante a o processo de transferência dos orisas para o novo mundo,muito se perdeu,com o passar do tempo,a falta da escrita,e a intolerância cravaram fundo a faca da desinformação em nossa herança cultural,sorte nossa que homens e mulheres deram suas vidas para manter o que ainda restou.

Vejamos algumas transformações feitas pelo tempo:

1-Oduduwa,o patriarca do povo Yoruba (masculino) foi confundido com Iya Odu divindade( feminina) orisa cultuado pelos iniciados em Ifa (Babalawos,Oluwos) e outros.

2-Esu foi transformado em demônio, e as pessoas começaram a ter medo de iniciar seus filhos.

3-Orunmila foi esquecido, e os seus sacerdotes desapareceram, o culto a esse orisa quase se extinguiu no Brasil.

4-Ayán o orisa do tambor, desapareceu,e o ritual de consagração de um ilu (tambor,atabaque) foi perdido em muitas casas,o pior é que Alabe se tornou Ogá(Ogan mestre de cerimônias ou encarregado).

5-Yemonja deixou de receber peixe vivo,e muitos nunca nem viram tal ritual,ficando assim conservados somente os pratos oferecidos a grande mãe, com frutos do mar.

6- Oloogun-Éde orisa conhecido em território yoruba  por sua valentia e coragem nas batalhas ao lado de ogun passou a ser considerado um orisa criança(infantil) perdendo completamente sua essência de guerreiro.

7-Nanã passou a ser, a mãe de Soponnan (Obalwaiye) quando em verdade não tem nenhuma ligação entre eles.

8-Olugama (orisa masculino) encarregado da matéria prima para a confecção do primeiro ser humano , se tornou feminino.

Eu poderia ficar aqui escrevendo por muito tempo, a lista do que foi transformado ou perdido , é muito longa,mas prefiro pensar no que restou e no que podemos recuperar,até por que, quanto mais exemplos eu citar, mais aumentarei a ira dos desinformados contra mim, não que isso me preocupe, pois quando assumi a missão de escrever essas mensagens, já sabia o que se seguiria,em contra partida o numero de pessoas sérias e responsáveis me apoiando é enorme e a cada dia surpreendentemente aumenta.

Um comentário:

  1. Mojuba Baba...relmente teria muito a escrever..sobre o q foi perdido e oq foi misturado pelo sincretismo religioso..adoro ler td q o senhor escreve...vou copiar esse posso? rsrsrs bjs

    ResponderExcluir

Intolerância Religiosa.

Intolerância Religiosa. Na década de oitenta eu fui entrevistado por uma emissora de TV na cidade de Buenos Aires, Argentina por ...