domingo, 6 de março de 2011

Iniciação o milagre da vida, Ifá e orixa.

Iniciação o milagre da vida, Ifá e orixa.



Autor: Babalawo Ifagbaiyin.

Ao longo da história da humanidade o homem vem desenvolvendo uma série de atividades, criando assim uma maior condição de sobrevivência, e desenvolvendo uma capacidade de adaptação aonde o principio básico é a manutenção da vida.

Essa condição (natural) é sentida desde o primeiro momento após o nascimento quando instintivamente buscamos alimento no seio da mãe.
O desenvolvimento de armas e elementos facilitadores como máquinas e implementos contribuíram para um menor desgaste físico, mas paralelamente a isso houve um desenvolvimento mental habilitando esse mesmo elemento a viver com suas dúvidas e decepções.

Nesse período a crença em uma força superior auxiliou muito na manutenção da esperança e na compreensão das perdas assim como, estimulou a capacitação moral e ética.

Com o surgimento dos rituais de iniciação essa capacidade passou a ser aprimorada em território Yoruba.


As pessoas que são iniciadas para determinados Òrìșàs seguem uma orientação de Ifá baseada em um principio da complementação.

Quando um sacerdote de Ifá é iniciado cumpre uma série de rituais e cultua os Òrìșàs indicados nos odus relativos à sua iniciação, já no caso da pessoa não iniciada em Ifá o processo pode seguir uma orientação um pouco diferente.

A pessoa nascida gêmea já trás abundância e a alegria em seu nascimento; sua vida vai ser de fartura naturalmente, e sua forma alegre de ver as coisas com um pouco de infantilidade jamais vai deixar de existir. Considerando esse fato pode ser que Ifá oriente a mesma a ser iniciada em um Òrìsà que tenha um senso prático mais apurado, facilitando assim a vida da pessoa, trazendo para ela uma capacidade que em muitas vezes é deficiente no dia a dia da mesma.

É verdade que estamos aqui examinando uma iniciação, e não uma feitura; então falamos de necessidades apontadas para complemento, suprindo assim uma deficiência que só não é encontrada em Olodumare.

Então se uma pessoa feita para Osun com uma capacidade enorme de amar, em algum momento de sua vida vier a ter um problema em sua vida afetiva, não vai ser considerado o fato de ela amar demais e sim o fato de amar a pessoa errada, sendo assim lhe falta discernimento na hora de eleger o parceiro.


Nesse caso poderá ser indicada a iniciação ao Òrìșa Ọbàtálá, criando assim uma forma de pensar e agir mais equilibrada na vida sentimental dessa pessoa, se isso não for feito seguirá por toda vida se unindo a pessoa errada trazendo assim uma decepção em sua vida afetiva, gerando uma forma de agir involuntária aonde a mesma termina desenvolvendo um comportamento em desalinho com seu destino.

A pessoa com tal problema poderá se unir por interesse, considerando que houveram inúmeras decepções, ou até mesmo desenvolver um comportamento narcisista e individualista gerado pelo medo de amar a pessoa para de se doar, e assume um comportamento egoísta.

Esse tipo de situação pode ser resolvido com uma iniciação ou com outras formas de tratamento, sempre seguindo a orientação de Ifá, é bem verdade que iniciar uma pessoa não feita não é comum, mas é aceitável; muitas vezes a necessidade de uma iniciação antecede a feitura e em muitos casos substitui.

Vejamos então outro exemplo, uma pessoa nascida com problemas de saúde, por orientação de Ifá poderá ser iniciada no culto de vários Òrìșàs; mas o ideal é que primeiramente seja iniciada em Soponnan ou até mesmo em Olókun, Òrìșàs mais diretamente ligados a essas questões, trazendo assim uma melhor qualidade de vida a essa pessoa que poderá ser feita ou não em um futuro. A diferença entre a feitura que exalta as qualidades já existentes no momento do nascimento, e a iniciação que justifica a reposição do que falta em nossa essência é muito forte: feitura e iniciação se diferem e as mesmas só podem ser indicadas por Ifá.


Assim como a iniciação, deixamos bem claro que a orientação pode ser um ebó, ou algum outro tipo de tratamento, e até mesmo uma feitura em caso extremo.

Voltando as iniciações, no caso de algumas pessoas feitas para Ògún poderá ser indicado iniciação em Yèmojà. O filho de Ògún com toda sua vitalidade para o trabalho e os esportes, com sua valentia e coragem muitas vezes sem perceber se afasta um pouco da família e a iniciação em Yèmojà o ajudará nesse relacionamento com filhos e parentes.

Pode acontecer também que essa mesma pessoa feita de Ògún com toda essa vitalidade necessite da iniciação em Ọbàtálá para que tenha mais calma e enfrente os obstáculos com menos desgaste.

Quando analisamos o milagre da iniciação, depois de algum tempo comparando o comportamento do iniciado, fica claro a mudança; a influência do Òrìșa iniciado na vida da pessoa mesmo que ela já seja feita há muito tempo ou que ainda não tenha seu Òrìșà pessoal, é visível e fica evidenciada em seu comportamento.
A iniciação realmente pode ser descrita como um milagre quando bem feita seguindo as indicações corretas.


Poderia descrever aqui os efeitos das mais diversas iniciações no dia a dia do indivíduo, mas não devemos esquecer que em território Yoruba o número de Òrìșàs assentado para uma pessoa que não vai ser um sacerdote é muito reduzido e não raramente excede a três ou quatro, também pode acontecer que a necessidade de culto a um Òrìșà familiar ou antepassado seja indicada por Ifá, ou que a pessoa jamais seja iniciada ou feita.

A iniciação aqui em nosso país passou a ser tratada como um complemento necessário e não como uma solução indicada; quando nascemos somos imperfeitos e assim seremos por toda a vida, o milagre da iniciação só vai amenizar os efeitos de tais imperfeições.


É muito comum ver pessoas feitas para Òrìșàs, mas que na verdade deveria ser iniciada, criando assim inúmeras dificuldades, essa confusão entre iniciação e feitura limita as realizações pessoais e o não cumprimento do destino, implica em sofrimento e desgosto, esse problema se torna cada dia mais comum por falta de conhecimento dos sacerdotes.


3 comentários:

  1. A falta de capacidade dos "sacerdotes" e os interesses financeiros, acima de tudo, acaba por bagunçar e destruir a vida de quem recorre a "eles" buscando solucionar dificuldades em suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Aboru Aboie Abosise, Baba mi.
    Sou testemunhada da eficácia que iniciações podem proporcionar, pois como bem sabes, ao ser iniciado por vós em vários orisas passei a sentir equilíbrio, estabilidade emocional e paz de espírito.
    Aprendi com isso que não basta ser feito para o orisá e ter muitos outros orisas assentados para ser um Babalorisa (como no meu caso), é preciso iniciações orientadas por Ifá que através de determinado odú nos guiará para uma maior compreenção de nosso destino e correção de nossas tendências e personalidade.
    Agradeço a Olorun por fazer parte de seu Egbé e rogo a Ele que me oriente sempre para que eu saiba honrar esse lugar.

    ResponderExcluir
  3. Agbo ato asure.
    Agradeço seu carinho e sua atenção, na verdade eu que tenho muito agradecer à Ifá, que me permitiu, inicia-lo.
    Tradução dos dizeres de Ifá no Oriki do Òdú Ogbé Até
    Ogbè, Venha e seja iniciado para ficar confortável ! Levar uma mão de Ifá, ser iniciado totalmente é o orgulho que a tem em Ifá! Foram quem consultou Ifá para Òrúnmìlà, Quando ele planejou iniciar a sua criança! Òrúnmìlá foi aconselhado a oferecer sacrifício! Ele concordou e ofereceu o sacrifício, Quando eu recebi uma mão de Ifá. Meu pai executou o Ìtélódú então para mim falta de sabedoria! Falta de pensamento profundo, Foi o que fez alguém a ser iniciada repentinamente em três ocasiões! Depois de ser iniciado Èsú Ódàrà precisa ser levado a sério; por que Èsú Ódàrà deve ser dado consideração extra? Depois de ser iniciado, nós não deveremos usar o lado externo para torcer uma corda para escalar um dendezeiro. NÓS NÃO DEVEREMOS PULAR NO RIO SEM SABER NADAR!! Nós não devemos nos arriscar impropriamente que não possa valer a pena! Nós não devemos desejar a esposa de um Awo! Nós não devemos desejar a esposa de um curandeiro! Nós não devemos ter conhecimento do canal ilícito da esposa de um ritualista! Nós não devemos planejar o mal contra nosso inimigo com a sua esposa! Nós não devemos mentir pro nosso Olúwo! Qualquer coisa que tenha sido exaustivamente dirigida! Órúnmìlá foi quem iniciou Akóda! Ele iniciou também Asédá ! Ele igualmente íníciou Àràbà! Só Órúnmìlá Àgbónnirègun foi a pessoa que nós não conhecemos que iniciou agora, depois que eu fui iniciado! Eu complementarei isto com a auto iniciação! Todas essas coisas que são meus TABUS eu os evitarei seguramente! Eu fui iniciado , Eu não me reiniciarei sozinho!
    Dentro do texto de cada odu, vamos encontrar as respostas para nossas duvidas.
    O privilegio de conhecer o seu próprio destino faz com que a pessoa se sinta mais segura, para enfrentar as dificuldades do dia a dia.
    Ifá gbe wa, o

    ResponderExcluir

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...