segunda-feira, 1 de novembro de 2010


   Ebó, Orunmila explica.



Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola

Atualmente no Brasil existe uma pratica no que se refere aos conhecidos ebós (etutu),estamos observando com preocupação o grande número de ebós que vem sendo divulgado na mídia,acontece que um ebó pode ser positivo a vida de uma pessoa ou como é bastante comum acontecer em nada contribuir,e o pior em alguns casos até prejudicar.

A grande maioria dos ebós devem ser feitos diante da pessoa  após uma cuidadosa consulta aos orisas através do jogo de búzios,essa consulta deve seguir as orientações conforme a resposta  apresentada na consulta obedecendo o seguintes aspectos: para quem deve ser feito o ebó,quando deve ser feito,o número e o tipo de componentes,assim como o horário a ser preparado e entregue.

Normalmente um Ebó pode ser feito em vários locais como rios estradas e até mesmo no mar,a tradição indica que os elementos  que fazem parte do ebó devem  seguir a orientação do jogo podendo ser alterados alguns itens dependendo do momento e da própria pessoa a qual será administrada , assim sendo realizamos o ebó para afastar doenças, para aumentar a produção no trabalho assim como para resolvermos problemas espirituais existentes.A utilização do ebó  serve para prevenir e evitar que um mal se instale.Para  curar ou afastar o mal instalado ou para atrair as coisas boas.

O local onde o ebó será entregue também varia de acordo com as instruções dadas pelo jogo e a orientação dos orisas,que pode ser em  estradas , florestas, rios,mar,e encruzilhadas etc...
Os itens utilizados incluem água das mais variadas fontes,azeite de dendê, mel,obi, orobo,penas de pássaros,etc.

Cada um dos elementos utilizados nos etutus, possuem energia própria e é utilizado em rituais,que podem ser realizados durante o dia a luz do sol ou realizados a noite.
Assim sendo toda a consulta ao oráculo inclui a recomendação de  interdições, de um ebó especifico que, através da orientação bem como o uso da força vital afasta o mal não instalado,neutraliza o já instalado e atrai o bem.

2 comentários:

  1. Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem.

    Parabens por sua postagem, faltava apenas ter a dignidade de citar a verdadeira fonte da mesma, ao inves de trocar uma palavra ou outra, apenas para tentar camuflar de onde a mesma de origina...

    Lamentável..... 
    Resposta
    Plágio
    Hoje é um dia inesquecível para mim. Depois de postar em meu blog quarenta e um textos diferentes,fui acusado de copiar (plagiar um trabalho).
    Gostaria de deixar bem claro a minha indignação e o meu repudio a tal ato.Copiar trabalhos feitos com tanta dificuldade por outras pessoas é desprezível;pois sei o quanto é difícil e trabalhoso escrever um bom texto.
    Gastei algum tempo na internet para compreender bem a questão do plágio,e descobri que todo artista famoso em algum momento de sua carreira foi acusado; cantores ,pintores e escritores quando atingem um grau de destaque em meio a seus colegas muito comumente são acusados de plagiar,mas, na maioria das vezes essa não é a intenção,acontece que falar de um mesmo tema sempre usando palavras novas é quase impossível.
    Isso não justifica o fato, pois muitas pessoas poderiam ser acusadas, mas, acontece que o acusado fui eu, e o autor de tal acusação não entrou em contato comigo para formalizar seu protesto.
    A pessoa que se apresenta como anônimo na realidade se tivesse buscado um contato facilitaria a identificação do texto.sendo assim seria muito mais fácil estabelecer um diálogo entre as partes.
    Como ha muito tempo eu tenho o habito de ler e tenho a minha disposição um total de mais de três mil livros de religião em minha casa seria bem possível que tal erro acontecesse.
    Porém, se coloquei alguma frase de um colega em meu trabalho, não considero isso plágio.
    De qualquer forma o incidente serve de alerta e daqui para frente farei questão de ter mais cuidado para que tais fatos não voltem a acontecer.
    Em meu blog farei uma revisão e colocarei referencias aos autores dos textos pesquisados.
    Obras famosas de escritores brilhantes foram acusadas de plagio durante a historia.
    Não é o meu caso; que comecei o meu blog a pouco tempo despretensiosamente ,e agora tenho certeza que estou no caminho certo .
    Se em pouco tempo consegui reunir uma quantidade expressiva de seguidores, inclusive colegas que tem uma agenda tão apertada,e que mesmo assim se dedicam a ler o que escrevo,seguirei esse trabalho.
    Farei o possível para reunir informações sobre a questão, no caso citado,mediante a identificação do texto referido pelo anônimo. Aguardo contato para identificar o autor de tal denúncia.

    ResponderExcluir
  2. mojuba ba venho me juntar a vossa indignaçao , com o mesmo que se diz anonimo e uma pena gente dessa categoria, nao sabe nada e, vir falar mal e nao acrecentar NADA,,,, mas meus parabens e muito luz vc e iluminado no camihar com os orisas aseoo baba

    ResponderExcluir

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...