sábado, 17 de outubro de 2015

Isefa, pre iniciação em Ifá. 



Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola


Uma quantidade grande de pessoas me procura com a seguinte pergunta, qual a influencia de Ifá no dia a dia das pessoas iniciadas?

Quase sempre a falta de tempo me impede de abordar a questão de uma forma mais ampla, diante disso resolvi dedicar um texto exclusivamente a essa questão.

O Ifá da segurança ao iniciado e isso faz com que ele desenvolva uma qualidade de vida jamais experimentada, a certeza que a pessoa está no caminho certo fortalece os planos para o futuro com a convicção que o sonho não é possível.

Quando o sujeito identifica a sua origem ele planeja o futuro com os olhos no presente e o coração cheio de elementos que o fortalecem vindos do passado.

O itefa já foi mencionado por mim em outro texto como o inicio da vida, cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, eu penso dessa forma por ter estudado Ifá.

Eu sempre digo a seguinte frase “o Òrìșà é o veiculo na estrada da vida e o Ifá é o mapa que indica qual o caminho que deve ser seguido”.

 Para quem não foi iniciado no Ifá isso que descrevi acima deve parecer estranho, mas imaginem como a vida é facilitada se sabemos em que somos fortes e em que situação somos mais vulneráveis.

A decisão é livre, você escolhe o caminho, mas se temos informações privilegiadas sobre o nosso destino errar fica mais difícil e a escolha certa fica facilitada.

A verdade é que o Ifá beneficia em muito todo aquele que foi iniciado, mesmo o pré-iniciado aquele que faz ISEFA.

No Isefa o pré- iniciado recebe orientação de qual caminho seguir, assim como lhe é indicado Òrìșàs para culto e outras questões ele recebe um nome para ser identificado dentro do Ẹgbẹ, embora em algumas famílias não seja dado o nome para quem faz isefa no ifá praticado em Osogbo, Lagos e outras cidades isso é normal.

O ifá é único, mas as famílias e as interpretações do ifá podem ser diferentes, o bom sacerdote é aquele que respeita as diferenças, os nigerianos iniciados em ifá discutem em publico futebol, politica e outros assuntos, jamais discutem religião, dizer que isefa não tem nome como sendo uma única verdade é se disser dono da verdade.

Na foto o Araba Awodiran faz o isefa do pequeno Ifágbaíyin que recebe esse nome em razão de seu odu, as pessoas que discordarem do Araba Awodiran podem entrar em contato no facebook dele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...