domingo, 17 de outubro de 2010

Odu, Ifa 





Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola


Eu tenho presenciado todos dias nas comunidades  os mais diversos comentários sobre Ifa.

Tem pessoas que por desconhecerem  os rituais acreditam em coisas que jamais poderiam acontecer ,tipo o meu odu de nascimento é tal,essa colocação é muito comum nos dias de hoje quando a maioria das pessoas querem falar sobre odu e Orunmila,sem ao menos serem iniciados em Ifa.

O orisa Orunmila também conhecido pelos outros nomes citados no titulo, é o orisa da sabedoria o maior conhecedor sobre o destino dos homens e seus odus.

Odu tem  uma representação gráfica de um conjunto de elementos representados na natureza que descrevem uma parte de um todo do universo ao qual assim como as pessoas e alguns elementos da natureza tem sua origem a partir da criação de Olodumare(Deus) sendo assim tudo nasce de um odu inclusive os orisas.

Cultuar Orunmila é cultuar a informação a sabedoria e a filosofia do povo Yoruba,é ter como regra de vida os sagrados versos de Ifa o orisa do oráculo ,e sua eterna orientação  como ensinamento que deve ser usado diariamente.

Oculto a Ifa se completa com os demais por que se você desconhece seu orisa como poderia    reverenciar o mesmo ,como pode cultuar seu antepassado tudo acontece simultaneamente e se completa.

O Brasil perdeu muito com a falta de Babalawos ,graça a Olodumare isso esta sendo resolvido aos poucos , teremos em um futuro não muito distante homens ocupando esses cargos com dignidade em todo o pais.


3 comentários:

  1. ABURU ABOYE BOSISE PARABENS PELA COLOCACÃO SÃO POUCAS PALAVRAS MAS DE MUITO APROVEITO ASÉ ASÉ O///////

    ResponderExcluir
  2. tenho pena das pessoas que tem fe no orixa e as vezes sao inocentes.ta chovendo"babalawo" no brasil,cada um mais africanizado que o outro.inventam cada coisa que so pedindo muito a orunmila para ter misericordia dessas pessoas.tem de tudo:odu pela data do nascimento,cabala de odu,odu de amparo pelo nome da pessoa,e o mais interessante é que sao pessoas que se dizem conhecedores do culto.ase ire o!

    ResponderExcluir
  3. eu lamento muito tudo isso uma iniciaçãode ifá é cobrada pelo africano em media 4mil dolares e ai ? como divulgar umculto tão serio cobrando tudo isso. imfelizmente esses africanos sacanas não posuem iwá péle ( bom carater) o que é fundamentalpara ser um verdadeiro babalawo, asé iré o.odabo bobo....

    ResponderExcluir

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...