domingo, 17 de outubro de 2010

Orisa da riqueza e o Ifá.





Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola


Nos dias de hoje cresce o numero de pessoa que pedem explicação sobre esse orisa ,não é para menos todos precisamos de dinheiro,embora a riqueza para o povo yoruba seja considerada de forma bem mais ampla que em nosso país, o yorubano considera a maior riqueza de um homem, a vida longa, é por isso que saúda (ogbo ato)desejando longa vida.

 Aje o orisa  da riqueza filha de Olokun,irmã de Yemonja  conhecida no território yoruba como o orisa dos negócios e do dinheiro,como também da longevidade .

Seu assentamento é feito  em uma vasilha que contem um grande numero de caramujos marinhos,embora  somente uma parte deles é fundamento .

A esta iya é oferecido Elédè (porco) como sua comida principal,alem de frutas e grande quantidade de comidas feitas a base de milho,e feijão.

Seu culto é também feito em conjunto com o culto de outros orisas como Osun ,Esu e Olokun,é quando olhamos o brilho do mar sobre as ondas  que avistamos Aje,é quando o mar que encanta seus adeptos,Aje, o Ogunguniso

Um comentário:

  1. eu li todas as mensagens....eu adorei pois é de total ajuda,gilmar adicionei no meu msn,muito obrigada pela informação !!!!!!!!!!!
    estou precisando de um pouquinho dessa riqueza.só um pouquinho srsrrsrs

    ResponderExcluir

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...