sábado, 23 de outubro de 2010

IFÁ,ORIXÁ FALA?






Autor: Babalawo Ifagbayin Agboola

Já faz muito tempo que eu desisti de visitar os barracões ,ver as festas as quais sou convidado,não por desconsiderar meus amigos que me convidam,mas na realidade porque quando volto à minha casa sinto um misto de tristeza e decepção ,porque em um passado não muito distante  os orisas falavam, e se comunicavam com as pessoas, deixavam recados que certamente contribuíam em  muito para a solução de nossos problemas .

O que teria acontecido com o passar dos anos ? Os orisas fecharam os olhos e ainda fecharam a boca .É natural que o orisa tenha um idioma de origem, o yoruba, mas  orisa é sabedoria  e o que  adiantaria um orisa falar somente yoruba em uma terra que se fala português?

Sempre os orisas se comunicaram com uma mistura das duas línguas para facilitar o entendimento. Por que agora deixaram de falar? Seria culpa dos sacerdotes que perderam como se faz o ritual da abertura de fala?Será  que esses novos sacerdotes já viram um tabuleiro repleto de comidas para tal ase?

Entrar em um barracão e ver um orisa de olhos fechados sendo conduzido para um lado e outro,saber que ele deixou de falar e que só vem ao mundo para dançar,me faz ficar em casa.Saber que os orisas em um passado não muito distante limpavam cozinhavam e orientavam como fazer ebós;saber que um orisa virava na rua e levava o filho para casa quando ele estava correndo algum perigo e, que nos dias de hoje ele só fica cuidando para não quebrar as plumas de sua roupa me deprimi.

Eu aprendi religião em uma casa que o orisa ia na rua buscar os cabritos do ritual,ajudava a segurar as galinhas e conversava com seus filhos por horas,com os olhos bem abertos como podemos comprovar com filmes e fotos ,coisa que ainda acontece na terra mãe.

Como sou muito jovem para me colocar como conhecedor,tento contribuir como testemunha da historia que está se transformando, e para que as pessoas não acreditem que tudo isso é fruto da minha imaginação segue anexo um texto do falecido professor Agenor Miranda,  um dos nomes mais respeitados da nação de ketu na historia moderna.

Palavras do professor Agenor:
Antigamente havia mais  humildade,mais fé e mais respeito ao orixá.Hoje não,quase só se vê vaidade e comércio.O axé está enfraquecendo.Talvez por essa razão os orixás do ketu não falem mais,em muitas casas,mas deveriam falar,se recebem o axé de fala.O erê  não fala? O próprio orixá não dá seu nome no barracão? Os santos dos antigos sempre falavam,ou em yoruba antigo ou para aqueles que não compreendessem  esta língua num português meio arrevesado. Só não falavam os orixás das pessoas que não eram feitas e que, por tanto ainda não tinham recebido o axé próprio.


Um vento sagrado: história de vida de um adivinho da tradição nagô-kêtu ... Pagina 58
 Por Muniz Sodré,Luís Filipe de Lima

5 comentários:

  1. Caro Gilma

    Há muitos anos, no inicio da minha vida religiosa, eu fui na saída de uma Ekeji da Osun do Baba Jiomin, não me recordo ao certo o nome do Baba, porem eu sei que naquela época ele já havia passado os 25 anos de santo. E foi nesta saída que eu presenciei o seguinte, os Ogã da casa dele simplesmente tiraram uma cantiga errada na hora de recolher a Ekeji, no mesmo instante a Osun dele, virada no barracão e de braços dado com a Ekeji, parou a atabaque com as mãos, e iniciou a cantiga para retirar a Ekeji.
    Foi uma das primeiras vezes que eu vi um Orisa falar, depois disso eu presenciei no culto Nàgó ao qual pertenço alguns santos muito antigos soltarem a voz, e garanto que não falam como caboclo e muito menos ficam de bate papo, alguns deles misturam Yorùbá com algo enrolado e já vi alguns deles se fazerem entender perfeitamente.
    Não vejo mal mal algum em uma divindade falar quando preciso, em tirar uma reza ou dar o nome de outra divindade ao qual o elegun não virado, não teria condições de faze-lo, afinal, as divindades não são mudar e muito menos ignorantes para não entender algo e ou pronunciar a sua vontade.
    Apesar de que muitos não concordam em ver uma divindade falando, eu acho que quando há necessidade ela não só pode como deve.

    abcs

    ResponderExcluir
  2. Estopu muito feliz de ter vc como amigo e reseber seus informativos hoge é que concegui dar uma lida com mais calma é realmente não se ve mais a religião antiga , e tambem me decepisiono muito com os praticantes e principalmente quando eu ousso que temos que evoluir. Pergunto sera que os orixas concordão com isto, ou por sua vez cumprem ordem dos ditos pai de santo.

    ResponderExcluir
  3. asé...eu já vi orisá falar.....asé baba.....

    ResponderExcluir
  4. eu nao sou muito velho na religiao mas conheci na casa do meu babalorisa algumas pessoas antigas que o seu orixa falava,rezava,e quando precisava dava conselhos para os seus filhos.uma pessoa ficou sabendo que o meu orisa falava e depois me chamou de charlatao.viva a modernidade e ao mundo enfeitado" dos orixas" ASE IRE O! BABALORISA LUCIANO DE OLOOGUN EDE...

    ResponderExcluir
  5. Na Nação Oyó do batuque gaúcho muitos orixás falam, só não falam aqueles que estão começando a chegar no nosso mundo. O Orixá dono da casa sempre passa ensinamentos lindos...

    ResponderExcluir

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...