sábado, 3 de setembro de 2011


Oxum e eu, obrigado Orunmila.

Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

  Na véspera na minha viagem para Nigéria, alguns amigos me perguntaram qual seria a razão da minha ida ao território Yoruba, respondi que a única razão naquele momento era ver Osun.

Quando cheguei à casa da minha família, na cidade de Lagos, alguns dos meus irmãos,babalawos,me perguntaram qual a razão da minha viagem, e eu respondi,viagei do Brasil para ver Osun.

Depois dessa conversa com meus irmãos,me foi dado carinhosamente,um apelido,"Baba Osun".
Em principio achei um pouco diferente a brincadeira, e não entendi a razão do apelido.

Alguns dias se passaram, e viajamos para Osogbo, eu não sabia o que me esperava, mas sempre que alguém me perguntava, qual a razão da minha viagem  à Nigeria,eu respondia, ver Osun.

No dia da festa, de Osun, tirei varias fotos, fiz vários filmes, e vivi momentos inesquecíveis, consegui em meio a milhares de pessoas chegar à beira do rio, e lavar a minha cabeça, enquanto fazia meus pedidos para Osun.

Depois de varias horas, participando das festividades, decidimos voltar, pretendíamos fazer algumas compras em Ibadan.

Na caminhada de volta, saindo do santuário de Osun,me perdi dos meus companheiros, e nosso grupo foi dividido, por uma estranha situação, vários homens armados,que faziam a segurança de um politico importante, geraram uma certa inquietação, em meio às comemorações,(eu desconhecia o fato de ter acontecido naquela semana um atentado terrorista na capital)me afastei do grupo sem perceber em meio a confusão.  

 Caminhando de cabeça baixa, olhando em minha máquina, as fotos que já tinha tirado,distraido,fui levado pelo destino,ao encontro dela.

Levantei a cabeça, e ela estava diante de mim!

A emoção,não impediu, que eu tirasse uma bela sequência de fotos.

Tudo que eu disse, aconteceu, como por milagre, em meio à confusão, tomei o caminho errado, e fui em direção a um lugar privado,me deparando com a razão da minha viagem. Nesse momento a segurança dela se perdeu,eu também estava perdido, mas ela me encontrou.

Sei que em pouco tempo as fotos aqui postadas, vão correr o mundo, e muitos serão aqueles que vão se dizer, proprietários das mesmas, as fotos podem ser levadas, mas a emoção que vivi jamais alguém vai me tirar.


4 comentários:

  1. Nossa Baba!!! que linda essa postagem, sempre tive o sonho de conhecer a Nigéria, mas especificamente Osogbo, e isso desde os meus 13 anos, eu nem sabia o que era Orixa, comprei uma revista planeta que falava de Susan Wenger, (acho que é esse nome)uma sacerdotisa de Osun, fiquei encantado com a entrevista as fotos do templo....parabéns!!!! gosto muito do seu blog....

    ResponderExcluir
  2. Lindo o seu relato. Fico a imaginar a sua emoção. Maravilhoso.Asé.Edimar/Curitiba.

    ResponderExcluir
  3. Dagoberto Gonçalves4 de outubro de 2011 às 11:23

    káosan ifabayn, realmente, quem tem a oportunidade de falar com tigo, quase que diariamente sabe, esta emoção, que osr. sentiu, e nós atraves de seu relato tambem sentimos, grato pelo sentimento de alegria e recompensa, adúpé, asé ireoo, Babalawo Ifabayn.. Babalorisa Beto Osoosi.

    ResponderExcluir
  4. ADOREI MEU SONHO E IR ATÉ OSUM !!!
    LINDO DEMAIS TUDO DE MELHOR PRA VC!!

    ResponderExcluir

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...