terça-feira, 2 de abril de 2019

O que é Ifá?


O que é Ifá?




Todos os dias eu recebo inúmeras mensagens de pessoas interessadas em ter mais informações sobre a religião tradicional Yorùbá e em especial sobre Ifá.

De a acordo com a Wikipédia:

Ifá é um oráculo africano.

 É um sistema divinatório que se originou na África Ocidental entre os yorùbás, na Nigéria.
 É também designado por Fa entre os Fons e Afa entre os Ewés.

 Não é propriamente uma divindade (orixá), é o porta-voz de Òrúnmìlá e dos outros orixás.
Òrúnmìlá, muitas vezes é designado como Orixá do destino na cultura africana Yorùbá.

O sistema pertence às religiões tradicionais africanas mas também é praticado entre os adeptos do Lukumí de Cuba através da Regla de Ocha; do candomblé no Brasil através do Culto de Ifá, e de similares transplantados para o Novo Mundo.

Em verdade as informações disponíveis na Wikipédia necessitam de mais detalhes para que o público leigo entenda de fato o que é Ifá.

Sendo assim na tentativa de levar um pouco mais de esclarecimento escrevo esse texto sobre Ifá com uma abordagem para as pessoas que não são iniciadas em nossa religião:


Escrever sobre Ifá é tentar descrever uma religião e uma filosofia de vida com um olhar muito mais amplo que a descrição de um conjunto de versos usados em um oráculo.

Ifá descreve hábitos para uma qualidade de vida melhor, Ifá se preocupa com a ética, com os bons costumes e com as regras de uma vida digna.

Ifá é o caminho para a evolução, ifá é a luz de Deus nas palavras de seu principal discípulo, Òrúnmìlá.

Observação:

- IFÁ

 O Oráculo de Òrúnmìlá através dos odus e dos versos sagrados é conhecido como Ifá.

- ODU

O funcionamento do oráculo é baseado em elementos conhecidos como odus, que constituíram a criação do universo sobre as orientações de Deus (Olódùmarè). Todos Òrìsàs, assim como todos os seres humanos e todos os elementos da natureza nascem dos odus.

- VERSOS DE IFÁ

Todo odu é composto de inúmeros versos que contam histórias dos òrìsàs e de vários personagens que retratam a palavra de Òrúnmìlá.

- ÒRÚNMÌLÀ

Òrúnmìlá tem muitos nomes, o nome mais conhecido de Òrúnmìlá é Ifá, essa denominação acontece quando Òrúnmìlá é invocado em forma de Oráculo.
De acordo com a religião tradicional Yorùbá, Òrúnmìlá é o único òrìsà que estava presente quando escolhemos o nosso destino, Òrúnmìlá é aquele que tudo sabe.

- ELA

Na religião tradicional Yorùbá, um mesmo Òrìsà tem vários nomes, Òrúnmìlá é um Òrìsà que quando atua na intuição do sacerdote recebe o nome de Ela.

- O MAIS IMPORTANTE SACERDOTE DE IFÁ

Conta a história que entre todos os discípulos de Òrúnmìlá o que mais se destacou chamava se Agbonniregun, esse sacerdote é conhecido como a reencarnação de Òrúnmìlá.

- BÀBÀLÁWO

O Bàbáláwo é o sacerdote que consulta Òrúnmìlá através do oráculo conhecido pelo nome de Ifá com um instrumento conhecido pelo nome de Òpèlè.

- ÌYÁNIFÁ

As Ìyánífás são sacerdotisas de Òrúnmìlá que também consultam a Òrúnmìlá com o Oráculo de Ifá, Òpèlè e Ikín.

- ÒPÈLÈ
Instrumento usado nas consultas a Ifá que consiste em uma espécie de corrente com quatro sementes cortadas a o meio.


- IKÍN
Os Ikíns são uma espécie de semente de palmeira que também é usado por Bàbáláwos e Ìyánífás como Oráculo de Ifá.

                                                                                               
Texto:  Olúwo Ifagbaiyin Agboola




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...