sábado, 25 de junho de 2016

Jogo de búzio não é Ifá


Autor: Bàbàláwo Ifagbaiyin Agboola.

A influência da população escrava trazida para o Brasil na época da colonização portuguesa é evidente nos hábitos de nosso povo, na musica, na culinária e na forma alegre de viver de um povo que acredita em Òrìsà.

Consultar os Òrìsàs através do jogo de búzio em nosso país é uma coisa muito comum, mas não é Ifá.

Existe a necessidade de esclarecer os nossos leitores, porque equivocadamente as pessoas seguem dizendo que consultaram Ifá, quando na verdade consultaram Osun.

ORÁCULO

A consulta ao conhecido jogo de búzios é muito diferente de uma consulta a Opele ou Ikin, no jogo de búzios o Òrìsà que orienta o consulente é Osun, e em uma consulta a Ifá, quem orienta o consulente é Orunmila.

JOGO DE BÚZIOS

O conhecido jogo de búzios é conhecido no território yoruba pela denominação Èrìndílógún, essa pratica é desenvolvida com uso de dezesseis pequenos caramujos como instrumento de consulta ao Òrìsà Osun.

ELA

Na religião tradicional yoruba, um mesmo Òrìsà tem vários nomes, Òrúnmìlà é um Òrìsà que quando atua na intuição do sacerdote recebe o nome de Ela.

ÒRÚNMÌLÀ

Òrúnmìlà tem muitos nomes, o nome mais conhecido de Òrúnmìlà é Ifá, essa denominação acontece quando Òrúnmìlà é invocado em forma de Oráculo.

IFÁ

 O Oráculo de Òrúnmìlà através dos odus e dos versos sagrados é conhecido como Ifá.

ODU

 O funcionamento do oráculo é baseado em elementos conhecidos como odus, que constituíram a criação do universo sobre as orientações de Deus (Olódùmarè). Todos Òrìsàs, assim como todos os seres humanos e todos os elementos da natureza nascem dos odus.

A PALAVRA

As palavras de Òrúnmìlà são sagradas e constituem uma vertente de infinita sabedoria como extensão de Deus que recebe a denominação de Ifá.

VERSOS DE IFÁ

Todo odu é composto de inúmeros versos que contam histórias dos òrìsàs e de varios personagens que retratam a palavra de Òrúnmìlà.

O SACERDOTE

Conta a historia que entre todos os discípulos de Òrúnmìlà o que mais se destacou chamava se Agboniregun, esse sacerdote é conhecido como a reencarnação de Òrúnmìlà.

BÀBÀLÁWO

O Bàbàláwo é o sacerdote que consulta Òrúnmìlà através do oráculo conhecido pelo nome de Ifá com um instrumento conhecido pelo nome de Opele.

OPELE

Instrumento usado nas consultas a Ifá que consiste em uma espécie de corrente com quatro sementes cortadas a o meio.

IKIN

Os ikins são uma espécie de semente de palmeira que também é usado por Bàbàláwos e Ìyánifás como Oráculo de Ifá.

ÌYÁNIFÁS

As Ìyánifás são sacerdotisas de Òrúnmìlà que também consultam a Òrúnmìlà com o Oráculo de Ifá, Opele e Ikin.


A TESTEMUNHA

De acordo com a religião tradicional yoruba, Òrúnmìlà é o único òrìsà que estava presente quando escolhemos o nosso destino, Òrúnmìlà é aquele que tudo sabe.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oito bilhões de Deuses    Imaginem oito bilhões de deuses em um conflito incessante. Pensar nessa possibilidade nos remete a uma ideia de ...