quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Esclarecendo sobre o sacerdócio

 




Esclarecendo sobre o sacerdócio

 

As vezes olhando na Internet algumas postagens de alguns supostos sacerdotes me sinto envergonhado por eles não conhecerem o mínimo necessário para se denominar Babalawo.

 

Por essa razão resolvi explicar novamente um pouco mais sobre a grande responsabilidade que é ser um sacerdote no Esin Igbile.

 

Isso deveria ser o óbvio, mas pelo visto a grande maioria desconhece:

 

Quem faz isefa é OMO IFÁ!

Quem faz itefa é AWO IFÁ!

Quem faz ikofa é IYANIFA!

Quem faz itelodu é Babalawo?

 

Na teoria sim, na prática, como dizem os gaúchos (o buraco é mais embaixo).

 

Ou seja, o itelodu é como um vestibular que permite que você entre na faculdade, se você vai estudar, se você vai concluir o curso depende 90% de você e 10% do professor.

 

Infelizmente a grande maioria faz o vestibular e sai clínicando, o resultado é desastroso e mais do que isso é vergonhoso, a verdade é que infelizmente a Internet aceita tudo.

 

Ser um Babalawo é assumir uma postura digna diante da sociedade (coisa rara nos dias de hoje).

 

Com a trairagem se proliferando, Babalawo virou espécie em extinção.

 

Um Babalawo é um EXEMPLO PARA A SOCIEDADE E A SUA VIDA DEVE SER REGRADA E SUBMETIDA AS ESCRITURAS DENOMINADAS COMO ESE IFÁ.

 

Não existe verso de Ifá que diz que uma pessoa de  caráter duvidoso vai desfrutar da paz de espírito ou que ela vai alcançar a elevação espiritual.

 

Ser um Babalawo é ter a compreensão que é necessário estudar a vida toda para entender um pouquinho de tudo que representa a palavra de Orunmilá.

 

Ser Babalawo é seguir durante toda a vida em busca do caminho para cumprir com o odu Ika Fun.

É  desejar  a cada minuto que tudo que descreve o Odu Iwori Ofun aconteça, suplicando (ORUNMILA MANTENHA SEUS OLHOS SOBRE MIM E NÃO PERMITA QUE EU ERRE, SE EU ERRAR, QUE EU SEJA OBRIGADO A CORRIGIR O MEU ERRO POR AJAGUNMALÉ.

 

Ser Babalawo é ouvir monstruosidades e conter as palavras e as ações entregando na mão do destino o Ogberi  (ignorante), até porque sacerdote orienta a parte espiritual,

O comportamento pessoal  se não foi corrigido pelos pais na infância com amor, o destino e a sociedade vão corrigir depois de adulto pela dor.

 

Não existe segredo que fica oculto, o orisa tudo sabe, então aquele que se esconde para praticar o ilícito está se escondendo da sua própria ignorância.

 

Orunmila é a testemunha da escolha do destino de cada um de nós,  mesmo que a pessoa tenha feito uma péssima escolha, existe esperança e não podemos julgar um pomar por uma fruta podre.

 

Todos merecem uma oportunidade, mesmo que essa oportunidade sirva para  revelar tudo que existe de ruim dentro de cada pessoa.

 

 

A oportunidade não pode ser negada, as vezes dar espaço é muito mais revelador que acompanhar de perto.

 

 Deveríamos ter a responsabilidade para decidir se podemos ostentar na rede social antes do nosso nome o título de Babalawo.

 

As vezes um pouco de humildade usando o nome de Awo retira dos ombros da pessoa uma enorme responsabilidade, responsabilidade que ela ainda não está capacitada para assumir.

 

Estudar é preciso, ser humilde é necessário.


Autor: Oluwo Ifagbaiyin Agboola

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que o Ifá é indicado para quem segue a Umbanda?

  Por que o Ifá é indicado para quem segue a Umbanda? Quando me pediram para escrever sobre a Umbanda e o Ifá, pensei muito antes de aceit...